quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DÍZIMO: Será que algum pastor aceita esse desafio pela fé?


Proponho uma atitude corajosa e verdadeira, dentro do embate entre a CRUZ e os CIFRÕES muito comum em nossos dias. Conclamo a todos os pastores honestos, que ainda não o fizeram, a assumirem uma postura ética e não-corporativista no trato dessa questão. É muito comum vermos apóstolos, bispos, pastores e até padres "mui machos", cheios de razão, esmurrando seus púlpitos para falarem do "pecado de ovelha", mas existe um erro grave, um engano sutil, que é uma trave nos olhos dos clérigos de 99% das igrejas. Um fingimento de que vivem na graça, mas descobriram que a lei é mais vantajo$a, então a partir de hoje vamos deixar de hipocrisia e combinar o seguinte:

Em nome do Senhor Jesus Cristo, com fé, subam nos púlpitos de suas igrejas no próximo domingo, tomem a CRUZ de Cristo e tenham a CORAGEM e a HONESTIDADE de pregar a VERDADE confessando que o DÍZIMO não é obrigatório, na verdade confessem que ele nem existe mais, pois é uma categoria MORTA dentro da verdadeira Igreja de Cristo. Expliquem a VERDADE, sem titubear, digam que (na melhor das hipótetses) se enganaram todo esse tempo e admitam que quando cobraram o DÍZIMO se apropriaram por ignorância, de algo que Deus não mandou cobrar nesta dispensação, por puro costume herdado dos antecessores.

Tomem a CRUZ de Cristo e ensinem que o DÍZIMO só era devido pelos Judeus, na Velha Aliança, que retiravam da terra seu sustento. O mesmo era entregue aos levitas e não aos sacerdotes. Lembrem às ovelhas que o Senhor Jesus não ensinou a cobrar dízimo, pelo contrário ele era sustentado pela generosidade espontânea de seus seguidores e que elas sigam esse exemplo. Lembrem que Paulo não cobrou dízimo, mas era mantido pelas ofertas voluntárias, e quando não tinha as ofertas financeiras dos irmãos, ele “se virava” pra se manter. ASSUMAM que o dízimo não faz parte das práticas do Novo Testamento, nem foi sancionado pela igreja, visto como a igreja não é Israel. Paulo dedica o capítulo 9 de 2 Coríntios ao assunto das ofertas e nunca menciona o dízimo. Não usem ML 3:10, e muito menos MT 22:21, “Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” colocados totalmente fora de contexto para reforçar o engano.



Tomem a CRUZ de Cristo e tenham a CORAGEM de ensinar às ovelhas que as suas ofertas financeiras devem ser dadas por amor ao Evangelho, que naturalmente podem exceder aos 10%, mas sempre sem esperarem NADA em troca, e sem barganhas com Deus, pois...

"CADA UM CONTRIBUA SEGUNDO PROPÔS NO SEU CORAÇÃO; não com tristeza, ou por NECESSIDADE; porque Deus ama ao que dá com alegria." 2Cor 9:7.

... logo está patente, claro e óbvio que não existe a rigidez obrigatória e dos 10% usualmente extorquida nas igrejas. Os recursos doados ( e não extorquidos) são para sustentar os custos de se manter uma igreja ativa em sua estrutura física, sustentar aqueles que estão na trincheira e se DEDICAM INTEGRALMENTE NA IGREJA.

Tomem a CRUZ de Cristo e RASQUEM aquela listinha de CIFRÕES afixada na porta da TESOURARIA DA IGREJA com os nomes dos irmãos que deram o dízimo no mês, que é uma tremenda BAIXARIA!

Muitos preferem pregar o engano mesmo sabendo que o DÍZIMO é um mandamento da Lei, e como as suas ovelhas não cumprem toda a lei, logo estão sob MALDIÇÃO conforme diz o Apóstolo Paulo:

“Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.” GL 3:10


O problema é que falta a CORAGEM de não ter uma receita certa de 10% "por cabeça" dentro da Igreja, e esse MEDO de Tomar a CRUZ e viver essa VERDADE faz com que muitos pastores honestos prefiram PREVARICAR e submeter a igreja à maldição da Lei de GL 3:10, mantendo o anacronismo respaldado em ML 3:10 só por causa de meros CIFRÕES de Mamom, ao contrário de viverem honestamente pela fé e da generosidade voluntária dos irmãos, cujas doações podem até exceder aos 10% em muitos casos, nada impede quando se faz por amor e generosidade, sem imposição.

E, sobretudo, subam no púlpito no domingo, e ensinem que se deve amar Jesus por quem ele é, sem esperar nada em troca, sem esperar coroa nem medalha, nem galardão nos Céus... Pois Ele deu a sua VIDA... Alguém quer algo mais?

Vamos TOMAR A CRUZ de Cristo, queridos pastores honestos (os que ainda não o fizeram) ensinando essa VERDADE mesmo que doa no cofre da igreja?

Que tal tirar essa trave em forma de CIFRÕES do olhos antes de pregar sobre FÉ, CORAGEM e VERDADE?

Alguns me responderão com outra pergunta:

- Como a igreja sobreviverá sem os dízimos?

Resposta: A igreja não precisa sobreviver de um imposto falido sob um pretexto mentiroso. Que viva da fé e no espírito de 2co 9:7, cuja proposta é a generosidade e expontaneidade da oferta dos seus membros. Como era com Jesus e com os apóstolos. Simples assim.

Tomem a Cruz de Cristo! Pois terão mais trabalho sem a ajuda da fixidez estelionatária do chicote da lei.

2 comentários:

  1. RENATO, VC PERTENCE AO CAMINHO DA GRAÇA?
    ABRAÇOS
    HERRERA

    ResponderExcluir
  2. Opa, eu tenho vontade de ir na Estação do Caminho da Graça aqui de Goiania... Talvez domingo e conhecer os irmãos de lá.

    Um abraço!

    ResponderExcluir