sábado, 29 de janeiro de 2011

Rubem Alves: O teólogo ateu.


O escritor Rubem Alves (foto), 78, está indignado com Deus, em quem, aliás, não acredita. Em recente entrevista ao jornal Valor, disse: “Se Deus amasse realmente o mundo, Ele tomaria uma providência [contra as catástrofes naturais]. Em primeiro lugar, mataria as pessoas certas. Ele está com a pontaria péssima. Se fosse meu empregado, já estaria demitido há muito tempo por incompetência administrativa."
Há quem, depois de ter superado grave doença, torna-se mais religioso, passa a acreditar em milagres, adquire fé. O caso de Alves, um mestre em teologia, foi diferente.

Em 2010, ele teve de extrair o estômago por causa de um câncer, trocou uma válvula coração e a coluna lhe deu sofrimento. E agora Alves parece estar mais convicto do ateísmo, com um discurso mais veemente, conforme verificaram os leitores de seu artigo mais recente na Folha de S. Paulo.

Sobre as mortes por causa de deslizamento de encostas na serra fluminense, escreveu: "Se é onipotente, onisciente e onipresente, por que Deus nada fez? Estava dormindo?"

Ao jornal Valor, disse: "Fé para curar o câncer eu não tenho. Sabe o que é fé? É estar no avião com um paraquedas nas costas e de repente dar um salto no abismo, acreditando que o paraquedas vai abrir."

Criticar Deus tem sido, nestes dias, a forma que Alves tem usado para criticar uma sociedade excessivamente impregnada pelo cristianismo. Observa, nesse sentido, que muitos cristãos, por exemplo, renegam o erotismo do tato, do olfato e da contemplação estética.

"Os cristãos têm um problema com o prazer. Você não vê ninguém fazendo uma promessa dizendo assim: 'Oh, Deus, se tu me deres esta bênção, prometo tocar toda manhã um CD de Bach, ou tomar toda noite uma taça de bom vinho'", disse ele à jornalista Marília de Camargo César.

"As pessoas oferecem a Deus cascas de ferida porque elas acham que Deus fica feliz quando a gente está sofrendo. Elas têm uma ideia sádica de Deus."
Além de teólogo formado em Princeton (EUA), Alves é filósofo e psicanalista. Escreveu mais de cem livros, e alguns deles, escritos em outras épocas, continuam inspirando seminaristas e pastores progressistas.

Fonte: Paulo Lopes

5 comentários:

  1. Esse senhor vive tanto pra não aprender nada.
    Estuda mais do que precisa e de nada toma proveito. Se bem soubesse que as coisas de Deus é loucura para o homem, e que a fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus, saberia portanto que quando Jesus disse: Nem só de pão vive o homem... Ele se referia ao prazer das coisas terrestres, como o tal "bom vinho" o qual se referiu a jornalista Marília de Camargo.
    Mas enfim Deus sendo tão bom e generoso deixou o livre arbítrio ao homem, que permite deixar opção a todos, opção de preservar ou não a natureza, e quando a escolha é a de não preservar acontece as catastrofes "naturais", pq sempre tem uma influência do homem. Mas Deus não tem a pontaria fraca, Ele é justo e em nenhum momento disse que a vida seria justa!

    ResponderExcluir
  2. Como pode uma pessoas que não crer em Deus ser tão sábio e tocar o coração de tantas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Agora eu entendo o que quiz dizer o Apóstolo Paulo em sua carta aos Coríntios 2Co 3:6 "O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica." Ta aí mais um morto pela letra!

    ResponderExcluir
  4. Vi muitas postagens idênticas a essa, o mesmo texto em vários sites e blogs, porém não acredito que Rubem Alves tenha dito essas palavras, por quatro motivos:

    1º - A frase em questão,foi dita a séculos atrás num poema de Voltaire que retratava um desastre em Lisboa!

    2º - Nenhum dos sites que traz o referido texto, mencionam o link da Folha de São Paulo, para que pudéssemos averiguar.

    3º - Acredito que Rubem Alves,um homem dotado de grande compreensão das questões humanas, seria capaz de proferir uma frase que agredisse a fé de quem quer seja.

    4º - Vejam no link abaixo a ocasião em que Deus foi questionado, e não foi por Rubem Alves.

    link: http://migre.me/7r4f6

    Pensem nisso!

    ResponderExcluir
  5. Um teólogo que não compreende as catástrofes preditas na Bíblia dando sinal do fim dos tempos, que quer julgar por si mesmo quem deveria morrer ou não, deve ter sido o último de sua classe!
    Questões como essas são facilmente explicadas dentro de todo contexto bíblico.
    A preguiça mental faz com que as pessoas se conformem à ideologias superficiais, deixando de buscar a compreensão sobre Deus.

    Sendo um teólogo e ateu, no mínimo respeitaria a religiosidade. Caso contrário, assistiria com todo prazer um debate entre um teólogo ateu contra um teólogo cristão, que por sinal tal classe está imensamente em maior número.
    Apologistas cristãos estão dominando o campo da filosofia atualmente e, assim como William Lane Craig e Alvin Palntinga, respondem esses "paradoxos epicurais" com extrema facilidade.

    Busquem compreender Deus, ESTUDEM a Bíblia e seus contextos!

    ResponderExcluir