sábado, 2 de outubro de 2010

A verdade sobre o Dízimo .


"...O dízimo não é uma doutrina do Novo Testamento. É doutrina do Velho Testamento, e Jesus disse que a Lei e os profetas vigoraram até João. Paulo nos aconselha, em Gálatas 5:1: “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão”. Isso quer dizer que nenhum cristão deve ficar sob o jugo de coisa alguma, nem mesmo da Igreja, pois é livre para fazer o bem. Deve praticar boas obras, dar o dízimo, SE QUISER, mas somente a uma coisa ele está obrigado - é a amar o próximo, conforme declaração do mesmo Paulo, em Gálatas 5:14: “Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. Os pastores neopentecostais são sempre os mais ávidos cobradores do dízimo. Isso porque, além de serem tremendamente utilitaristas, eles são arminianos. Crêem piamente e ensinam aos pobres membros de suas igrejas que “o crente pode cair da graça” e perder a salvação. Ora, Cristo é o Senhor eterno e absoluto dos céus e da terra. Ele morreu pelos nossos pecados, ressuscitou gloriosamente e, através da fé que depositamos em Seu sacrifício, Ele nos dá a salvação eterna. Então, que “salvação eterna” é essa, que pode ser perdida pelo crente, se ele cometer pecados... se deixar de entregar o dízimo? Isso é balela católica assimilada pelo neopentecostalismo. CRENTE NENHUM JAMAIS PODE PERDER A SALVAÇÃO, isto é, se realmente passou pelo novo nascimento. Desse modo, não ficarei admirada se, qualquer dia desses, os pastores neopentecostais começarem a pregar também a doutrina do purgatório e a pedir dinheiro aos membros de suas igrejas, a fim de retirar de lá os parentes falecidos. Há poucos dias, um pastor da cidade, falando diante do esquife de um membro de sua Igreja, fez esta espantosa declaração: “Era um membro fiel e digno de imitação... entregava pontualmente o dízimo, etc.” Pelo visto, esse pastor acredita piamente na salvação pelas obras, pois essa ovelha que estava sob o seu cajado, tendo entregado pontualmente o dízimo, é “digna de imitação” e, portanto, da salvação..."

Trecho do livro: "Dízimo do dízimo" de Mary Schultze

Leia-o completo aqui, ou copie e cole no seu navegador o endereço a seguir:

http://www.scribd.com/doc/4796274/O-DIZIMO-DO-DIZIMO-Mary-Schultze

6 comentários:

  1. Este assunto foi muito oportuno e parabenizo pela iniciativa.

    Estas questões de dízimo deveriam ser tratadas na igreja de uma forma mais explicativa e menos ameaçadora.

    Há igrejas que o respeito dado a uma ovelha depende...
    ...depende se vc dá ou não o dízimo e quanto dá!

    No último domingo na hora de devolver os dízimos o pastor além de abrir o momento com um louvor como é de costume em todas as igrejas, explicou que os dízimos e as ofertas são para o mantimento da Igreja, são com eles que a igreja paga suas contas... conta de água, de luz, de telefone, material de limpeza (pra que você sente-se nesse banco e encontre tudo limpinho), cestas básicas para carentes, ajuda de missões (manter o casal de missionários em outro país), zelador(a) da igreja, contador(a), secretária, materiais didáticos e finaliza dizendo que o salário do pastor também é pago com o seu dízimo e suas ofertas. Agradece a igreja por ser uma igreja bem dizimista e não ter problemas nesse sentido.

    Então ao ouvir uma explicação dessas agente entende e sente VONTADE de contribuir... pq afinal de contas o pastor é um trabalhador não é? E possui uma família não é? Estudou, investiu não é? Então Isso é totalmente legítimo e legal.

    Só acho que as vezes não temos condições de devolver 10% e as vezes temos condições de devolver muito mais de 10%.

    Acho legal o pastor da igreja explicar pra suas ovelhas o pq do dízimo ao invés de ameaça-los não receberem bençãos por não dar os "10%" ou ter seus bens devorados.

    Abraço a todos.

    Defendo o dízimo sim... mas com flexibilidade!

    DionyMacfly®

    ResponderExcluir
  2. Olá mano Dioni, tudo bem? Gostei do tema do seu blog, ficou legal. Quanto ao nosso assunto:

    Claro que a igreja precisa ser mantida e é até orientação de Paulo que isso seja feito (Gl 6:6), o problema não está nisso e sim em USAR algo que está caduco com a lei, trazendo-a de volta em forma de obrigação, revigorando uma lei morta, o que é indesculpável. Paulo não negociava com esse tipo de volta ao passado e foi muito perseguido por isso.

    Dar o dízimo baseado em ML 3:10 é trazer a maldição da Lei para o povo que vive na graça. pos em GL 3:10 diz:

    “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.”

    Logo quem dá o dízimo de ML 3:10, cumprindo um rito e não cumprindo as demais ordenaçãs da lei está "decaído da Graça" como o próprio Paulo disse em Gl 5:4, e está sob maldição constatada em Gl 3:10.

    Cada um colabore da melhor forma, sem Lei, sem fixidez, podendo dar até mais que 10%, nada impede pois na Paulo recomenda:

    "CADA UM CONTRIBUA SEGUNDO PROPÔS NO SEU CORAÇÃO; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." (2Cor 9:7)

    Então mano, não defendo o Dízimo, ele foi ressuscitado pela Igreja Católica (leia no livro)e ele é da Lei, pois temos toda liberdade em Jesus em manter a sua Obra conforme o que propomos no nosso coração.

    Um abração a vc e aos manos de Campo Grande/MS!

    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  3. MEU QUERIDO TA LHE FALTANDO O QUE RECOMENDA AOS (CRENTES POR TI ASSIM CHAMDOS) LER AS ESCRITURAS, COM ATENÇÃO E QUEM SABE SE APROXIMAR DE ALGUEM QUE REALMENTE TENHA A MENTE MAIS ESCLARECIDA, E VERÁS QUE O QUE O AMDO IRMÃO CHAMA DE IMPOSIÇÃO ¨DIZIMO¨ É MUITO POUCO DIANTE DO QUE JESUS NOS PEDIU; ELE REALMENTE NÃO TRATA ACERBAMENTE A QUESTÃO DO DIZIMO POIS JA SE TORNARÁ ALGO NAQUELE TEMPO MUITO CLARO E VERDADEIRO, ELE VEM E DIZ QUE QUEM NÃO NEGAR A TUDO QUANTO TEM NÃO PODE SEGUI-LO, ACHAR QUE DEZ POR CENTO E MUITO É NO MINIMO SER PROFUNDAMENTE MESQUINHO E UM PRONTO SINAL DE NÃO CONVERSÃO AO SENHOR. ELE NOS ENSINA A IR ALÉM ALIAS ELE NOS ORDENA A ISTO;REALMENTE QUEM NÃO QUER SER SEU DISCIPULO NÃO TEM OBRIGAÇÃO MAS QUEM DESEJA ESTE ALVO DEVE NEGAR A TUDO QUANTO TEM E ATE MESMO A SI MESMO. LEIA COM MAIS ATENÇÃO AS ESCRITURAS. DEVEIS ANTES FAZER ESTAS COISAS SEM ENTRETANTO OMITIR AQUELAS; É BOM LER MAIS AS ESCRITURAS FAÇA ISTO. PR ALENIO CUNHA

    ResponderExcluir
  4. Olá Pr Alenio, a Paz do Senhor Jesus.

    Entendo a sua forma de pensar, pois era a mesma nos meus 15 anos de dizimista legalista do passado. Raros são os dizímistas fiéis como eu fui. Até o dia que eu fiz o que o senhor propõe: LER E ENTENDER SEU CONTEXTO.

    Ler a escritura é fácil, o diabo a lê e até propôs a Jesus que tivesse fé no que estava escrito, lá na tentação se lembra?

    “A Bílbia mal lida é pior que uma Bíblia não lida”. Ler a Bíblia sem entender o contexto a transforma em uma arma perigosa e destruidora. Recomendo que o sr leia o livro que propus antes de criticar, pois vejo que não leu nem a postagem quanto mais o livro. Não tenha medo de ler, pois muitos crentes são tão adoecidos que tudo o que não concordam é do diabo.

    As pessoas podem e devem doar dinheiro em suas igrejas, mas sem o pretexto estelionatário de usar ML 3:10 para isso. Creio que o sr defende o dízimo por desconhecimento do contexto e na verdade o senhor está na folha de pagamento de sua igreja e precisa dele pra viver. Leia Gl 3:10 e o senhor vai entender.

    Leia também outra postagem minha que fala sobre uma proposta que faço a todos os pastores honestos como o sr sobre esse tema, lá está a sua reposta e espero que, como homem de Deus que o sr é, a leve a sério:

    http://papo-cristao.blogspot.com/2010/11/dizimo-sera-que-tem-algum-pastor-que.html

    Um abraço!.

    ResponderExcluir
  5. Olá!realmente gostei muito de ler sobre o dízimo;o que o DionyMacfly® disse é verdade,realmente DA VONTADE DE CONTRIBUIR ASSIM;tipo nao acho legalficar falando,se nao dizimar vc nao receberá bencaos,sua casa vai cair em maldicao,vc vai passar necessidades,etc
    Essas coisas desanimam sabe...dai acaba-se dando por medo...posso estar errada nao sei mas penso assim.
    Luciene

    ResponderExcluir
  6. Olá Luciene, contribua conforme a sua generosidade, sem culpa, sem medo de gafanhoto, sem achar que a janela vai ser fechada na sua face se você não der mais, sem deixar sua família em necessidade, sem achar que sua contrbuição está lhe dando alguma vantagem especial sobre os demais que não contribuem, enfim dê com a leveza de coração que Jesus sempre ensinou... e dê o nome que você quiser a essa contribuição... mas saiba que a maioria das igrejas não irão lhe ensinar assim porque senão perderão receita... eles preferem manter o povo no engano, sob a "opressão demoníaca" do dízimo, que nada tem a ver com a igreja de Cristo, porque não acreditam na generosidade de suas ovelhas.

    Recomendo um outro post meu com um vídeo muito interessante que toca sobre o tema:

    http://papo-cristao.blogspot.com/2011/03/ed-rene-kivitz-igreja-corpo-vivo-x.html

    Um abraço!

    ResponderExcluir