segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Como acabar com o curral religioso?


A solução não é simples, principalmente para a pessoa de mente acomodada, que não possui uma consciência firme do Evangelho, que diz amém para qualquer bobagem que ouça de alguém que possua um título eclesiástico.

O preço que se paga para não ser marionetado nesses ambientes controladores é descobrir dentro de si a coragem, sobriedade e desprendimento que o Ap. Paulo teve de crer em Jesus por sí só, sem precisar de coleiras religiosas. Essa liberdade de pensar o Evangelho dá insegurança no início, pois a maioria dos evangélicos está acostumada a ser mandada e controlada, e na verdade se acomoda nessa situação muitas vezes conveniente de sua preguiça mental.

A coragem de se apropriar da liberdade que o Evangelho nos dá é para adultos na fé e não para meninos que seguem todo vento de doutrina. Para exemplificar, é a liberdade de crer em Deus como se vivesse em uma ilha deserta, só você e Ele, sem depender de terceiros, sem ter a Lei e os homens como aios.

Essa liberdade dá medo e vertigem, faz perder o chão religioso, mas se você refletir bem, o "Rotary" religioso não vale nada, o que realmente vale é a devoção individual à Deus, pois as pessoas prestarão contas INDIVIDUALMENTE a Ele. Se amanhã todas as igrejas (de concreto) estivessem extintas por uma hipotética ordem de um suposto governo tirano, muitos crentes simplesmente desviar-se -iam da fé em Cristo, pois a relação deles é com a igreja de Deus e não com Deus da igreja.

A grande inimiga dessa postura de abrir o coração para o que realmente importa é a preguiça de consciência, a maioria dos crentes prefere estar na segurança da coleira de um tutor, dentro de um saleiro. Optam pelo que é mais cômodo: Submissão e dependência a um "guru" evangélico, pois é mais fácil do que ler a Bíblia, buscar discernimento de Deus, decidir sem buscar profetas e profetadas, orar sem pedir oração a um pajé evagélico, e viver uma vida com Ele, autônoma, sem ser teleguiado do "superego" eclesiástico do engano. Essa mentalidade livre enxerga a igreja como um meio de convivência e comunhão comos irmãos e não como uma "mãe" controladora com um fim em si mesma.

Dica simples pra começar a mudar: Parafrasenado o Pr Caio Fabio, diria: "Leia o Novo Testamento de carreirinha como se fosse um livro normal", sem ficar isolando versículos, temas e subtítulos, para ententer todos os contextos... E tudo o que você encontra nas igrejas e nas religiões e não encontrar nessa leitura pura e simples do Evangelho, jogue no LIXO sem medo. Não pense em se omitir... Você é responsável perante Deus por suas decisões e omissões. Não adianta esconder essa resposabilidade pessoal debaixo do tapete da igreja.

Na vida, na comunidade, na igreja, na família, no mundo, em tudo mais só vale o que tem a ver com o Evangelho de Jesus. Simples assim! Essa é a diferença entre meninos e homens... entre meninas e mulheres.

“Uma bíblia mal lida faz tanto mal quanto uma bíblia não lida”

2 comentários:

  1. Mano Renato..
    quero desejar a você e sua família um feliz natal e um maravilhoso ano de 2011...
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado mano, desejo o mesmo para você. Um grande abraço!

    ResponderExcluir